• 1-844 NO FLATS (663-5287)
  • info@flatseal.com

Meio Ambiente

Os pneus produzem mais impacto ambiental do que uma pessoa possa imaginar. A fabricação massiva dos pneus e as dificuldades de desfazer-se dos pneus usados tem sido um dos principais problemas ambientais do mundo durante os últimos anos. Um pneu requer grandes quantidades de energia em sua produção e também provoca, se está corretamente reciclado, contaminação ao ambiente dado que, no geral, provêem de deságüe não controlados.

Existem outros métodos para reciclagem desses produtos de maneira coerente, porém carecem de políticas necessárias que favoreçam a captura e implementação de indústrias dedicadas a recuperar ou eliminar, da maneira mais higiênica possível, todos os componentes perigosos.

PROBLEMAS URGENTES


Em alguns países, são geradas 250.000 toneladas de pneus usados. Sendo que 45 % é introduzido em deságüe controlados, 15 % é introduzido em máquinas compactadoras e os 40% restantes não estão controlados. A fim de eliminar esses resíduos, são queimados, causando, deste modo, problemas ambientais diretos. Nos deságua de pneus, as acumulações de pneus são um risco de proliferação de roedores, insetos e outros animais que geram um sério problema. A reprodução de certos mosquitos, que contagiam doenças que causam febre e encefalite, é superior em 4.000 vezes a reprodução dos mesmos mosquitos em águas estancadas.

RECICLAGEM DE PNEUMÁTICOS


Atualmente, existem diversos métodos em uso para a reciclagem de pneus. Esses métodos tendem a converter os pneus em energia elétrica ou bem tentam reutilizar o material.


 THERMOLYSIS: os pneus são expostos ao calor sem a presença de oxigênio. Mediante este método se chega à recuperação total dos componentes do pneu.
 PYROLYSIS: é uma técnica experimental que, de certa forma, propagou-se. Os produtos obtidos depois da aplicação deste processo são frequentemente gases similares ao propano e ao óleo industrial.
 INCINERAÇÃO: Através deste método, gera-se calor que pode ser usado como energia. Com esta técnica, os produtos poluentes produzidos durante a combustão são perigosos para a vida humana. Assim mesmo, são perigosos devido ao fato de serem solúveis em água, o qual provoca que atravesse a cadeia aqüífera até os humanos.
 COMPACTAÇÃO CRIOGÊNICA: este método resulta bastante complexo e custoso. O processo está orientado a separar os diferentes materiais que compõem um pneu.
 COMPACTAÇÃO MECÂNICA: este método é puramente mecânico. A compactação utilizando sistemas mecânicos é, quase sempre, o passo anterior ao método de recuperação.
 CPNEUS ECOLÓGICOS: Devido aos diversos problemas que os pneus causan a nosso ambiente, muitos fabricantes estão começando a desenhar novos produtos que são mais benéficos desde o ponto de vista ambiental.